terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fique ligado !

Estatisticas:



10 em cada 100 mil habitantes têm a doença no Brasil;


É mais comum em mulheres do que em homens;

Manifesta-se, em média, entre os 20 e 45 anos de idade.




Sintômas :

Na maioria dos portadores, a doença provoca uma série de crises. Os sintomas podem ser discretos ou intensos, aparecer e desaparecer. Muitas vezes, as manifestações são confundidas com outras doenças, menos graves, como labirintite.











 
 
 
Fonte : http://www.santalucia.com.br/neurologia/esclerose.

Como surge mesmo?

Encontramos uma explicação bem legal em um site, o mesmo da outra postagem acima e postamos aqui  também.



Como surge a Esclerose Multipla?

A comunicação entre o cérebro e o resto do corpo (células, tecidos e órgãos) é feita através de uma rede de nervos, cuja via central é a medula espinhal, de onde saem fibras nervosas para todas as partes do organismo.




A rede nervosa é constituída por milhares de células especializadas, que conduzem todo o tipo de mensagem vital para a saúde do corpo. São, principalmente, os neurônios.










A esclerose múltipla começa com um distúrbio no sistema imunológico. Algumas células de defesa, que devem proteger o organismo, estranham-no e passam a destruí-lo. A camada de mielina é lesada.










O dano à mielina, que tem como função conduzir os estímulos nervosos, impede a transmissão das mensagens entre o cérebro e o resto do corpo.








Fonte : http://www.santalucia.com.br/neurologia/esclerose.

Esclarecimentos

Mais esclarecimentos sobre a doença.



Esclerose Múltipla afeta os neurônios, os quais são células do cérebro e cordão espinhal que carregam informações, criam o raciocínio e perpecpção e permitem ao cérebro controlar o corpo. Há uma camada de gordura que envolve e protege esses neurônios e os ajudam a carregar sinais elétricos. A esclerose múltipla causa a destruição gradual dessa camada e a divisão dos neurônios em pedaços pelo cérebro e coluna espinhal, o que ocasiona vários sintomas dependendo de quais sinais foram interrompidos. Acredita-se que a esclerose múltipla resulte do ataque do sistema imunológico da pessoa ao sistema nervoso, desta forma sendo caracterizada com uma doença autoimune.




Formas de esclerose múltipla


A esclerose múltipla pode ter várias formas diferentes, com sintomas novos ocorrendo em ataques discretos ou aparecendo lentamente com o tempo. Embora saiba-se bastante como a esclerose múltipla causa danos, sua causa exata continua desconhecida. Até agora a esclerose múltipla não tem cura, porém há vários tratamentos disponíveis que podem diminuir o aparecimentos de novos sintomas. Esclerose múltipla afeta principalmente adultos, geralmente tendo início quando a pessoa tem entre 20 e 45 anos de idade, e é mais comum em mulheres do que em homens.




Não é uma doença mental.



Não é contagiosa.


Não é suscetível de prevenção e não tem cura.



Fonte : http://www.santalucia.com.br/neurologia/esclerose/default.htm