sábado, 19 de setembro de 2009

Gravidez com esclerose múltipla -Parte 3 - Conduta no serviço.

Desde a criação do Centro de Referência para Esclerose Múltipla (CEREM) do litoral paulista pelo acordo entre a Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e a DIR XIX da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em janeiro de 2002, duas pacientes engravidaram e outras solicitam orientação quanto a possíveis gestações. Atendemos a região do litoral do Estado de São Paulo a partir de Bertioga até a fronteira com o Paraná. Temos atualmente 153 pacientes cadastrados em nosso serviço, sendo 112 mulheres.
O Departamento de Neurologia e o Departamento de Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos têm seguido criteriosamente as recomendações do BCTRIMS e da ABN(14-17) em relação ao tratamento da EM de pacientes que pretendem engravidar e em pacientes grávidas, conforme discutido acima.
Desde a criação do CEREM Litoral Paulista, duas portadoras de EM engravidaram enquanto em uso de imunomoduladores. Ambas eram seguidas por médicos neurologistas particulares e estavam cadastradas no CEREM Litoral Paulista para obtenção dos medicamentos de uso excepcional. Uma das pacientes, que pretendia engravidar, estava em uso de acetato de glatirâmer também por recomendação de seu neurologista. A outra paciente, que não pretendia mais ter filhos, estava em uso de interferon beta, sendo este mudado para acetato de glatirâmer pelo médico neurologista que a assistia.
Ambas as gestações, assim como os partos e puerpérios, cursaram sem intercorrências, tendo as crianças nascido com peso e altura normais, sem malformações.

FONTE:

Esclerose múltipla e gravidez ( Multiple sclerosis and pregnancy )

Luis Roberto Araújo Fernandes1, Rodrigo Pinto Fernandes2, Yara Dadalti Fragoso3, Umberto Gazi Lippi4


1 MD, MSc, PhD, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES – Santos (SP), Brasil.
2 Acadêmico de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES – Santos (SP), Brasil.
3 MD, MSc, PhD, Departamento de Neurologia da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES – Santos (SP), Brasil.
4 MD, MSc, PhD, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES – Santos (SP), Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário